O PARQUE

 

O PARQUE

Incorporação Residencial | Real Estate | Logements

programa

Gamaro

cliente

coordenador

Luiz Trindade

arquiteto

chefe de projeto

TRIPTYQUE

área 

150 000 m²

paisagismo

localidade

creditos

ano

Download

São Paulo | SP | Brazil

Divulgação Gamaro

Assinado pelo ARCHITECTS OFFICE SP, o complexo chamado de “O Parque” é fruto de um escopo extenso e desafiador de uso misto em um terreno de 25.000 metros quadrados no Brooklin (SP), com o forte propósito de se tornar uma edificação de impacto positivo na região, tornando-se naturalmente uma referência para toda a cidade.

O grande desafio apresentado foi o de se apropriar de um terreno acidentado e extenso, e adequá-lo ao heterogêneo programa de necessidades com cerca de 180 mil metros quadrados.

Nos debruçamos na proposta da Gamaro e atuamos para viabilizar um projeto sustentável, completo e inédito com 7 torres plurais. Proporcionando assim uma experiência única de morar, integrado à cidade e a múltiplos serviços.

A criação buscou potencializar a região com uma estrutura completa de uso residencial, comercial, corporativo com lazer distribuído entre as torres e permeado pela vegetação característica da nossa mata atlântica, transformando um terreno privado em um parque de uso público.

O embasamento se dá em 6 pavimentos, a fim de vencer um desnível de 7 metros do terreno com um design único. E como o grande protagonista da união dessas premissas, permite a criação de um grande parque, que corta o terreno e seu declive, gerando uma fenda no tecido urbano, provocando uma interação do pedestre com a natureza e por fim, com o próprio empreendimento. Com acessos múltiplos para diferentes usos, o térreo ainda conta com um lago artificial, parcialmente sobre subsolo, em meio a implantação de vegetação nativa de mata atlântica.

Aqui, a implantação dissipa a dicotomia entre público e privado, visando revitalizar a região com intervenções que incluem sistema viário, transporte coletivo, habitação social e criação de espaços públicos de lazer e esporte.

Acolher e proporcionar conforto através da escala humana também foi um desafio, dado a complexidade das estruturas do projeto. E com materialidades naturais, formas, percursos, áreas de encontro e outros, a delicadeza dos detalhes se faz presente na escala do ser e dos olhos.

Assim, suscita-se a dinâmica da região, contempla a legislação vigente com áreas de troca, permanência e compra em um design único que corresponde aos anseios contemporâneos do habitar e do viver.