INVERT CAMPO BELO

 

INVERT CAMPO BELO

Incorporação Residencial | Real Estate | Logements

programa

UPCON / Gafisa

cliente

coordenador

João Vieira

arquiteto

chefe de projeto

ARCHITECTS OFFICE | TRIPTYQUE

área 

37 300 m²

paisagismo

localidade

creditos

ano

Download

São Paulo | SP | Brazil

Divulgação Gafisa

2021

Em meio à malha urbana paulista, três torres singulares assinadas pelo Architects Office sp se erguem evidenciando uma nova forma de morar em diálogo contínuo com o entorno vivo citadino.

Aliando conceito e técnica, o complexo residencial se desenha através de invólucros recortados, permeados por vegetação, espaços de lazer exclusivos e coletivos, trazendo a pluralidade da criação.

Único, o empreendimento articula sustentabilidade ao transbordar soluções programáticas e financeiras, ressignificando formas de habitar.

Assim, revela-se o Invert Campo Belo.


INVERT | Arquitetura


Assinado pelo ARCHITECTS OFFICE SP, o Invert Campo Belo apresenta uma proposta de complexo residencial de fachada ativa que alia conceito e técnica, evidenciando as singularidades de cada unidade marcadas pela gentileza urbana.



O projeto para a Gafisa contempla um programa de necessidades extenso, com três torres, áreas comuns coletivas, espaços de lazer exclusivos e comércio no nível térreo. A fachada ativa foi articulada a fim de dialogar com o espaço urbano ao redor e atenuar a percepção do desnível do terreno, permitindo um embasamento comum ao complexo. Acima do comércio, posicionou-se as áreas coletivas de lazer como um oásis urbano que se dá pela forte presença da vegetação, que abraça todas as unidades, escalando o dinâmico grid desenhado para as fachadas, que não se repetem, e possuem materialidades e cores que evidenciam a poética única de cada torre.


Ainda nas fachadas, recortes que demarcam os volumes e suavizam a densidade dos edifícios, mostrando-se como oportunidade de trazer habitações especiais e adicionar mais áreas comuns em cada unidade, despressurizando o uso das áreas comuns do térreo.


O compromisso criativo e responsabilidade técnica trazem tipologias de habitação diversificadas, para abarcar as várias necessidades e modos de viver dos moradores, sendo possível encontrar na unidade I, apartamentos com 60m², studio de 35m², duplex e apartamentos Garden, no primeiro pavimento e nos recortes da torre. Já na unidade II apenas apartamentos com 90m², duplex e garden foram disponibilizados e finalmente, na unidade de uso não-residencial, concebeu-se studios de 30m².


O empreendimento ainda traz consigo soluções sustentáveis como o programa de gestão e reciclagem de resíduos da construção, sistema solar para as torres residenciais e a acessibilidade, marcada pela democratização de usos e acessos.


Assim, promover o bem-estar, harmonia entre ambiente construído e natural e soluções únicas, do conceito à execução, foram premissas essenciais ao projetar, demonstradas pela disposição das torres no terreno, afastadas umas das outras para trazer mais privacidade, pela diversidade de tipologias e por fim, pela inserção do complexo na malha urbana, trazendo a experiência de interatividade e dinamismo aos moradores com o passeio público e sua diversidade.


INVERT | Interiores


O projeto de interiores do Invert Campo Belo, também assinado por Greg Bousquet TRIPTYQUE, se inspira nas angulações retilíneas e na neutralidade das materialidades propostas na arquitetura para criar um contraponto primoroso com formas e texturas orgânicas, e pontos de cores vibrantes.


Por entre alamedas arborizadas que conectam os térreos das três torres em generosas praças, as áreas comuns do edifício se dão como extensão da cidade e revelam uma experiência única com espaços coletivos de lazer como salão de festas, coworking, minimarket e playground. A volumetria desses espaços se mostram por meio da transparência, integrando a área interna à externa.


Para dar dinâmica ao escopo programático no térreo, elenca-se o grafismo na macro escala, com desenhos fluidos de piso em pedra portuguesa, que delimitam diferentes áreas junto ao natural, presente através do paisagismo.


A dialética da criação arquitetônica e do interiores está no encontro entre elementos angulares e curvilíneos, etéreos e orgânicos, neutros e coloridos presentes nos revestimentos, acabamentos e na curadoria de mobiliários, promovendo o requinte e sofisticação dos ambientes. Assim, materialidades atemporais como a madeira, concreto, vidro e pedra concebem a porosidade intencional do construído e o natural.


E no enlace da criação na escala do detalhe, suscita-se a essencialidade do bem-estar no habitar, possibilitando a pluralidade de usos e o encontro entre pessoas.


INVERT | Stand de vendas


Concebendo uma imersão no Invert Campo Belo, a agência Greg Bousquet Triptyque elenca signos da arquitetura e do interiores para projetar o stand de vendas, suscitando o que há de mais singular no empreendimento.


O espaço de volumetria arredondada traz a porosidade 360 para o entorno ao ser revestido em vidro. E em seu perímetro, a iluminação zenital demarca o encontro entre construído e natural, evocando o etéreo com luzes e sombras.


Distintas áreas internas são erigidas com a madeira ripada, material nobre e quente em contraste com o concreto, evidenciando a dialética conceitual do edifício: O morar urbano em harmonia com o natural.


Os mobiliários trazem o design contemporâneo, com peças assinadas e curadas, suscitando a sofisticação da criação.


Transbordando as delicadas fronteiras do stand o Café se projeta como um generoso convite para o descobrir, permeado pela natureza que brota dos recortes no piso, formando ilhas de vegetação junto a espelhos d'água.


Assim, alia-se a tecnologia, natureza e o wellness em uma experiência sensorial e audiovisual para apresentar o Invert Campo Belo, um verdadeiro oásis urbano.