CASA PEDRA

 

CASA PEDRA

Casa Incorporação | Real Estate House | Maison

programa

LAR

cliente

coordenador

João Vieira

arquiteto

chefe de projeto

ARCHITECTS OFFICE | TRIPTYQUE

Rodrigo Mathias, Ana Castro

área 

550 m²

paisagismo

Rodrigo Oliveira

localidade

creditos

ano

Download

Fazenda Boa Vista | SP | Brazil

AO | Thiago Buccieri

2018 - 2020

CASA PEDRA | Conceito


Monolito esculpido, revela a simplicidade e o conforto do morar.

Lapidado, seu núcleo rígido abre diálogos com o entorno natural

Dialética, pedra bruta que se faz sinestesicamente delicada

A harmonia do mineral e vegetal constitui a Casa Pedra

CASA PEDRA | Arquitetura


A Casa Pedra apresenta a simplicidade do morar em uma casa campestre localizada na Fazenda da Grama em Itupeva (SP), para a Lar Construtora.


O projeto foi concebido a partir da absorção dos signos do entorno campestre e dos contemporâneos anseios do habitar para desenhar o conceito de uma casa térrea fluida e sofisticada em cada detalhe. Os aproximadamente 600 metros de área construída foram desenvolvidos sobre um grande platô recuado e abaixo do nível da rua, permitindo a privacidade de cada residência.


Promovendo a harmonia entre mineral e vegetal, a Casa Pedra expõe sua dialética essencial, pedra bruta que se faz sinestesicamente delicada e sofisticada a partir do uso conjunto de outros materiais naturais que inspiram em cada detalhe a proporção, harmonia e escala humana.


Ao adentrar a morada se dá como um monolito lapidado, de aberturas esculpidas em sua casca texturizada, mostrando generosas janelas e portas de vidro com vista para os jardins adjacentes do terreno. Evidenciando assim a fluidez internacional entre externo e interno, natural e construído.


No núcleo do lar as extrusões criam o pátio central, delimitante das áreas sociais e íntimas, que abriga o paisagismo sensorial. Uma solução passiva para o conforto climático, com áreas de circulação abertas e expostas à ventilação e iluminação natural.

Na área íntima se encontra na porção frontal da casa. São cinco dormitórios, sendo dois quartos, duas suítes e uma suíte máster. Próximos ao acesso de veículos estão os serviços – uma acomodação e um banheiro para funcionários, a lavanderia e o louceiro –, enquanto na face oposta estão rouparia, lavabo e escritório/sala de TV com uma adega adjacente. A lareira organiza a sala social sem dividir os espaços de estar, também em comunicação com a área de refeições, localizada ao lado de uma cozinha conectada à varanda gourmet.

Subindo as escadas da área externa, um amplo terraço de desenho orgânico dá acesso irrestrito para a vista ao redor, de onde é possível observar a alargada piscina e o fogo de chão.

A criação molda assim quatro casas de distintos acabamentos e tonalidades, mas de um só conceito: Uma casa campestre de design único que manifesta o bem-estar e a poética do habitar em conexão com a natureza.