ALPARGATAS

 

ALPARGATAS

Corporativo | Corporate | Bureau

programa

Havaianas

cliente

coordenador

Luiz Trindade

arquiteto

chefe de projeto

III INTERIOR DESIGN

Felipe Alves / Rodrigo Poli

área 

4 000 m²

paisagismo

localidade

creditos

ano

Download

São Paulo | SP | Brazil

Maíra Acayaba

2019

Para criarmos uma solução completa para a sede da Alpargatas, nossa missão se iniciou ao compreender a nova dinâmica do escritório e seu momento de expansão dos negócios para criarmos a conceituação do projeto e seguir até a realização da execução.

A marca, possuía uma sede descentralizada, ocupando treze andares separados e sem integração, com previsão para se adaptar a três andares na nova edificação. Nosso desafio foi criar uma tipologia de projeto replicável e adaptável aos vários usuários da empresa e suas submarcas, aliando arte e técnica.


A sede, ao se desenvolver, foi aglutinando novos formatos e necessidades espaciais como as estações de trabalho rotativas, laboratórios, loja conceito, salas de informática e reunião, além de abrigar as submarcas Havaianas, Osklen, Mizuno e Dupé. Abordamos esta pluralidade de atividades para fortalecer a experiência com cada submarca, por meio dos pilares do coworking (estações de trabalho conectadas); coliving (espaços de convivência) e comaking (espaços colaborativos).


Este partido projetual permitiu que aplicássemos o conceito de Brain Office de otimização e melhoria da qualidade do espaço, passando de 500 estações de trabalho para 373, de forma fluida, com uma configuração que se apresenta a partir de zonas coloridas de fácil identificação e localização (azul, amarela e verde), com seus mobiliários característicos e interconectadas pelo forro metálico em formato colméia. Nessas zonas coloridas criamos intervalos entre as estações de trabalho, que são como cápsulas multifuncionais que permitem a exposição de produtos das marcas, privacidade de phone booths, apoios para reuniões informais e paisagismo. Assim conseguimos um dinamismo programático e visual em todos os pavimentos da sede.


Alinhados às novas tendências de escritório, trouxemos unidades de trabalho que podem ser usadas e vivenciadas de múltiplas maneiras, dando autonomia para as equipes se organizarem como bem entenderem. Para potencializar o uso, intercalamos entre áreas abertas e reservadas, espaços de treinamento, reunião, salas de criação, estúdio fotográfico, loja editorial, área de marketing e comunicação, maquetaria, lounges de convivência, ilhas de exposição de produtos e outros. Dessa maneira o funcionário tem a possibilidade de trabalhar de onde quiser, conforme suas necessidades.


Os materiais foram escolhidos a fim de proporcionar qualidade ambiental e ressaltar o conceito de brasilidade da marca, conforto e produtividade, por isso a escolha por texturas naturais da madeira, granilite, carpetes feitos de materiais reciclados, elementos biofílicos e aliados à tecnologia. Além disso, trouxemos mobiliários e objetos de design brasileiro que se destacam pela estética e funcionalidade.


Os desafios que se apresentaram foram vistos como virtuosidades e de forma estratégica, proporcionamos os valores apresentados pela Alpargatas: conforto, simplicidade, sustentabilidade, experimentação, tecnologia, performance e acessibilidade, em cada detalhe do projeto.