RETROFITS DÃO FÔLEGO À CIDADE ?


Retrofit em desenvolvimento na ARCHITECTS OFFICE, incentivando a requalificação urbana da região do Arouche - SP

Você pode pensar que o caos de São Paulo não tem solução. Mas elas existem, e boa parte delas vem da arquitetura. No mundo todo – e aos poucos no Brasil também – as amplas reformas chamadas retrofits revigoram construções trazendo novos usos e preservando a história e a tradição de cada local.


Essa forma racional e sustentável de reciclar edificações permite manter a consciência sobre o que já aconteceu e, ao mesmo tempo, preparar-se para o que ainda vai acontecer. Foi a partir dessa visão que decidimos revitalizar um edifício em Pinheiros para acolher a nova sede do ARCHITECTS OFFICE. O local escolhido é uma edificação comercial no bairro de Pinheiros, que está sendo transformada para abrir um novo capítulo após os vários anos em que atuamos em nosso antigo escritório no centro.


A requalificação de um edifício existente é um meio mais sustentável de produzir nossas cidades. Em vez de demolir e acabar com a construção original, a proposta é fazer uma restauração profunda, preservando elementos estruturais e, às vezes, estéticos também. Embora seja bastante desafiador em termos construtivos e de processo, conceber uma nova versão para um antigo espaço é um ato admirável e cada vez mais necessário, que exige pesquisa e tecnologia.


Proporcionar uma paisagem mais diversa e integrada é outro objetivo importante. Com formas, cores e novas funções, podemos atrair pessoas que até então não frequentavam aquela região e criar dinâmicas inovadoras. Dessa maneira, é possível contribuir para a revitalizar não apenas a edificação, mas todo o seu entorno. Ao trazer qualidade arquitetônica, impulsionamos a efervescência e a criatividade de que a cidade precisa para motivar, inspirar e acolher a todos.


Retrofit residencial em madeira CLT - ARCHITECTS OFFICE + CANVAS + RFM + KOEMA

Acompanhe as redes sociais do ARCHITECTS OFFICE para ver a evolução do nosso novo escritório. Inauguração em breve!






47 visualizações0 comentário