top of page

A escala humana na criação de novas urbanidades

Atualizado: 4 de set. de 2023




Cartografia: Carolina Passos





A série mensal de conversas AO Factory contou com a participação da líder de projetos de urbanismo, cartógrafa e especialista em dados, planejamento e desenho urbano Carolina Passos. Com foco na macro escala, Carolina e seu núcleo estão dedicados ao desenvolvimento de 3.630.419 metros quadrados de masterplans realizados nos últimos dois anos pela AO. A apresentação mostrou 12 projetos em diferentes localidades do país, muitos deles combinando uso residenciais, comerciais e corporativo para a criação de novas centralidades.


Para a urbanista, tal demanda por projetos de novas áreas com carácter de uso misto, mais generosas e atentas à vivência das pessoas aponta para a expansão de localidades a partir de novas economias, e a interiorização em busca por espaços mais sensíveis ao uso em sinergia com o meio ambiente. O núcleo busca se apoiar em pesquisas, compreender as várias determinantes urbanas em mudança para que possam propor as melhores e mais singulares soluções.





"

Vemos que os locais hoje considerados referência em urbanismo, como Medellín, na Colômbia, e Barcelona, na Espanha, são voltados ao bem estar de seus cidadãos, aos pedestres e ciclistas, à mobilidade limpa e aos espaços caminháveis", afirma a urbanista.





Em contraponto, há diversas cidades planejadas para o uso do automóvel, como é o caso de Brasília, e que atualmente sofrem cada vez mais com os níveis de congestionamento, poluição do ar e tempo perdido nos deslocamentos, o que por sua vez impacta na produtividade e bem-estar da população, pontua a especialista.


Para Carolina, um dos pontos principais a ser considerado no desenho de masterplans diz respeito à decisão sobre o uso do potencial construtivo existente.




"

Percebemos que nem sempre construir o máximo permitido é a melhor alternativa quando se prioriza a qualidade do projeto ao longo do tempo.


Muitas vezes os gabaritos mais baixos permitem criar uma relação mais delicada e harmoniosa com o entorno e a ocupação existente, traduzindo-se na valorização do empreendimento que certamente pode compensar ou até ultrapassar a rentabilidade que uma metragem maior poderia trazer", acrescenta.





Entre os locais que contam com grandes áreas em desenvolvimento pelo AO estão Uberlândia, em Minas Gerais, Campo Alegre, em Santa Catarina, e a própria Brasília, no Distrito Federal, rompendo com a lógica das vias expressas do Plano Piloto estabelecido. Para a equipe AO, são oportunidades de viabilizar inserções urbanas compactas e que envolvam soluções sociais, programáticas, ecológicas e financeiras em sinergia com a comunidade, zelando pelo baixo impacto ambiental e qualidade de vida de longo prazo.






 

AO _masterplan em destaque nas mídias








 



*Sobre AO Factory

O AO Factory é um espaço de encontro para nos aproximar, compartilharmos expertises, vivências e reflexões valiosas para as nossas práticas na arquitetura, urbanismo, sustentabilidade, inovação e outros.

Mensalmente, o talk acontece on-line e presencial.

O convidado nos conta sua trajetória, insights, pesquisas e tudo que quiser compartilhar com o time AO.

29 visualizações0 comentário
bottom of page