A arquitetura de uma trajetória

Por Greg Bousquet


Projetos de arquitetura não são criados sobre folhas ou telas em branco. Um bom projeto é criado a partir de lugares que já existem, cada um com sua história, com todas as peculiaridades que os distinguem dos outros lugares do mundo. Assim também se faz um arquiteto. Ninguém nasce arquiteto ou arquiteta. É um exercício, algo crescente, um contexto que gera uma trajetória que por sua vez faz com que cada profissional se torne distinto dos demais.


Na prática, o que acontece é que aquele mesmo olhar sensível que busca respostas sobre como conduzir um projeto também traz muitas perguntas. Sem folhas em branco nem a chance de começar do zero, nos questionamos sobre como podemos evoluir a partir de onde estamos. É como se cada escolha e cada decisão fossem nos moldando, criando uma volumetria, determinadas condições de insolação, certas zonas de pressão e espaços mais ou menos arejados.


O ano de 2021 marca para mim um período de intensa transformação, pessoal e profissional. A perda da Carol Bueno logo nos primeiros dias de janeiro confirmou que nada mais seria como antes. Dali em diante, vivenciei um longo processo de elaboração e amadurecimento, que agora se converte em um novo início.


Deixo o Triptyque para criar uma nova história à frente do ARCHITECTS OFFICE, uma agência de arquitetura com sede em São Paulo e em Lisboa, e que se firma a partir da equipe de mais de oitenta profissionais e dezenas de projetos em andamento. Com perfis criativos e técnicos, aliamos arte e domínio executivo. O que nos une é justamente a convicção de que a arquitetura é a combinação entre criação e desenvolvimento, ideia e resultado, conceito e implantação. O organograma estruturado em dois países contribui para uma visão “glocal”, evocando os conceitos globais mas igualmente os contextuais e únicos de cada lugar. Isso permite chegarmos em proposições originais, autênticas mas também provocativas.


Parceiros de desenvolvimento, parceiros criativos, parceiros locais e globais. É desse ponto que seguiremos adiante, condensando tudo o que fizemos até aqui e, de certa forma, o que ainda nem começamos a fazer. O ARCHITECTS OFFICE não parte de uma folha em branco, e que coisa maravilhosa que seja assim.


Convido vocês a para acompanhar o que moldamos para os próximos anos agora com uma nova identidade: ARCHITECTS OFFICE SP e LX.

LINKEDIN / SITE / INSTAGRAM

Curta o artigo no Linkedin.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo