LEITÃO

 

LEITÃO

Corporativo | Corporate | Bureau

programa

Privado

cliente

coordenador

Luiz Trindade

arquiteto

chefe de projeto

TRIPTYQUE

Damien Murat, Bruno Simões, Aline D´Avola, Pedro de Mattos Ferraz

área 

25 000 m²

paisagismo

localidade

creditos

ano

Download

São Paulo | SP | Brazil

Pedro Kok / Leonardo Finotti

Leitão 653 é um edifício localizado no coração de Pinheiros, um bairro popular que combina pequenos edifícios tradicionais e novas torres residenciais. Inserido entre duas torres altas, sobre uma trama longa e estreita, o prédio tem 4 metros de largura e 25 metros de altura.

Os estúdios ocupando o prédio desfrutam de um bom fluxo entre os patamares através de uma torre central. Os terraços, alternados no 2 º piso e no teto, oferecem áreas de estar e de intercâmbio, promovendo a vida em comunidade.

Leitão 653 foi concebido como um lugar de inspiração em conexão permanente com a cidade. Esta ligação é fornecida por um conjunto de transparência que se afirma na fachada. O prédio apresenta uma luz de catedral, completamente revisitada, como um muxarabi. A parede, multifacetada, absorve a luz durante o dia. À noite, a luz é irradiada, como um trabalho de ourives numa caixa. Neste teatro urbano apresentam-se cenas forjadas por uma renda de vidro fina, cortadas e articuladas como num espetáculo de sombras chinesas.

Este painel gigantesco permite uma comunicação fácil entre a cidade e o interior do edifício, oferecendo uma verdadeira solução para as restrições do vis-à-vis. Essas cenas de transparência, de um erotismo sutil, revelam um outro uso do prédio, visível à partir da rua.

A singularidade deste projeto encontra-se em seu layout que incentiva a emulação, a expansão como uma incubadora de empresas, uma incubadora urbana.

sócio responsavél

TRIPTYQUE