FORMA LEBLON

 

FORMA LEBLON

Incorporação Residencial | Real Estate | Logements

programa

BAIT

cliente

coordenador

Sávio Jobim

arquiteto

chefe de projeto

ARCHITECTS OFFICE | TRIPTYQUE

área 

7 000 m²

paisagismo

localidade

creditos

ano

Download

Leblon | RJ | Brazil

Thiago Buccieri

2020 - 2021

FORMA | Conceito


Como expressão da identidade e memória carioca, o FORMA é lapidado.

Na efervescente paisagem, configura-se a rocha urbana, exaltando a geologia do entorno natural.

Na fachada, terraços e divisórias compõem o samba de uma nota só, recordando o tempo da arte.

Revelando a musicalidade intrínseca do morar litorâneo, a casa modular mas fluida.

A arquitetura assinada pelo ARCHITECTS OFFICE SP celebra a dialética “cidade-natureza”.



FORMA | Projeto arquitetônico


A partir da identidade e memória da cidade carioca, o ARCHITECTS OFFICE SP desenha o FORMA.


O conceito desenvolvido para o novo empreendimento da BAIT Incorporadora foi buscar na identidade e memória do efervescente tecido social do Rio de Janeiro seus dois marcantes pontos de partida: O tempo geológico, com montanhas e rochas que caracterizam a paisagem natural da cidade. E o tempo da arte, recordando a significativa influência do samba para a formação da sociedade carioca. A história do terreno também nos proporcionou a inspiração ao descobrirmos a importância deste para a cidade, antes habitado pelo “Plataforma”, ponto de encontro de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros grandes nomes da música brasileira.


O edifício que se constitui como uma rocha urbana, com pedras e blocos lapidados nas empenas laterais, articula um intencional diálogo com o entorno vivo e o sedimentado terreno é incorporado como celebração. A musicalidade também é evocada, e terraços, divisórias e elementos verticais em justaposição rítmica compõem um samba de uma nota só nas fachadas frontal e posterior.


A arquitetura traz autenticidade, pois exalta o morar carioca, com um passeio público convidativo ao desfrute da cidade litorânea e esse movimento adentra a edificação, apresentando um térreo livre previsto como loja. No Pavimento de Uso Comum, áreas comuns são extensões da casa FORMA, permeadas por uma piscina única que costura espaços de convivência e revela percursos.


Os estúdios residenciais seguem a filosofia do melhor uso e incentivam fenomenologia do habitar e suas intrínsecas necessidades de mudanças, personalizações e novos usos. Ao serem desenhadas como módulos, permite-se que se possa unir unidades e ampliar espaços, dando autonomia sobre o lar. A cobertura foi presenteada com apartamentos duplex de quatro módulos diferentes dando ares de casa térrea e piscinas particulares e terraços amplos coroam a criação.


A harmonia do projeto FORMA ecoa entre a arquitetura e o urbanismo, expressa a beleza natural e sensual da cidade e valoriza sua história com o estilo único desenvolvido pelo ARCHITECTS OFFICE SP.



FORMA | Projeto de interiores


A diversidade do morar é acolhida por meio de signos e elementos intrínsecos à paisagem carioca no projeto de interiores do FORMA, compondo assim, sua poética rítmica e naturalista.


O conceito se debruça sobre formas, cores e texturas do entorno natural para abrigá-las dentro das áreas comuns e unidades residenciais, evidenciando as linhas orgânicas nos mobiliários, tapetes e outros, em contraponto ao projeto arquitetônico retilíneo; Revelando pontos de cores terrosos, azulados e esverdeados avistados no horizonte e articulados através de objetos decorativos, o paisagismo tropical e etc; E o uso de materialidades que evocam seu estado natural, com texturas rústicas e verdadeiras.


A criação traz espaços integrados e flexíveis, podendo ser vistos nas tipologias diversas desenhadas para abarcar novos modos contemporâneos de habitar, alinhados aos desejos e necessidades do nosso tempo, dando autonomia sobre o espaço, seus usos e modos de vida.


O projeto de interiores, sob a égide de ser carioca, manifesta bossa, movimento e natureza em cada detalhe.

sócio responsavél

ARCHITECTS OFFICE | TRIPTYQUE