ECOTONE

 

ECOTONE

Centro Biomimético | Biomimetic Center | Centre Biomimétique

programa

Compagnie de Phalsbourg + Engie

cliente

coordenador

arquiteto

chefe de projeto

TRIPTYQUE | Duncan Lewis Scape Architecture | Parc Architectures | OXOArchitectes

área 

81 870 m²

paisagismo

Atelier Georges

localidade

creditos

ano

Download

Arcueil | France

TRIPTYQUE

2017 - 2018

O projeto ECOTONE, um edifício de pesquisa na França, foi um dos vencedores do "Inventons la Metropole", maior concurso internacional de planejamento e urbanismo da Europa.


Os 51 projetos vencedores distribuídos em toda a área metropolitana devem gerar 7,2 bilhões de euros de investimentos nos próximos sete anos.


O Projeto ECOTONE será um centro de excelência na área da pesquisa sobre Biomimetismo.


Um novo conceito de edifício entre a cidade e a natureza


“Nosso projeto é de criar nesse privilegiado local um vínculo entre a cidade e a natureza, com um edifício cujo papel seria de tornar-se a interface entre estes dois ambientes. Em Biologia, essa área de transição entre dois ecossistemas é chamada de ecótono”.


O ECOTONE será um dos maiores edifícios em madeira da Europa e assim um marco emblemático para o setor de sustentabilidade nas cidades. Em plena crise ecológica mundial, ele se tornará um símbolo da cidade de Paris, sua metrópole e seu engajamento ecológico.


Um "edifício paisagem" destinado à pesquisa Biomimética*


A arquitetura inspirada na natureza, que constrói com grandes qualidades estruturais, térmicas e perfeita funcionalidade, foi um ponto de referência crucial para o projeto.

O ECOTONE representa uma acentuação do relevo natural já que o edifício foi projetado para ser escalonado, contendo diversos terraços e pátios para iluminar as áreas internas,entre duas colinas híbridas que acolhem árvores e plantas integradas ao prédio.


*O biomimetismo tem como propósito observar e se inspirar na natureza para desenvolver novas tecnologias e materiais mais respeitosos ao meio ambiente. Desde sua concepção, o ECOTONE é biomimético.


Uma nova porta Sul da Metrópole da Grande Paris

O terreno do Coteau tem localização excepcional, situado na entrada sul da metrópole, com vista privilegiada para a cidade de Paris e seus monumentos. Além de ter fácil acesso pelo transporte metropolitano (autoestrada A6, RER B, futuras linhas 14 e 15 do Grand Paris Express), está no centro de um importante “cluster” de saúde e economia numérica.

[object Object]

sócio responsavél

TRIPTYQUE | Duncan Lewis Scape Architecture | Parc Architectures | OXOArchitectes