COHAUT 002
COHAUT 002
Incorporação Residencial | Real Estate | Logements
programa
Haut Incorporadora
cliente
coordenador
João Vieira
arquiteto
chefe de projeto
ARCHITECTS OFFICE
área
6 750 m²
paisagismo
localidade
creditos
Recife | PE | Brazil
Divulgação HAUT
sócio responsavél
ARCHITECTS OFFICE
ano
2019 - 2020
Assinado pelo ARCHITECTS OFFICE, o COHAUT 002 é o enlace entre arquitetura, urbanismo e design ao protagonizar uma proposta contemporânea de residencial de uso misto, na cidade de Recife.
O projeto para a HAUT Incorporadora foi desenvolvido a partir das especificidades de sua privilegiada localidade, entre o Parque dos Manguezais e a praia de Boa Viagem, e os anseios globais para o habitar no urbano. Nesse contexto, o conceito apresenta uma porosidade intencional com o entorno litorâneo e dinâmico ao incorporar seus signos e elementos. Eleva-se então a edificação escalonada como uma rocha irregular permeada pela vegetação, iluminação, ventilação, e movimento da região.
Com um programa inicial de residências, serviços, áreas compartilhadas e estacionamento, o empreendimento traz a hipermixidade de usos com serviços como spa, barbearia, esmalteria e áreas comuns distribuídas nos pavimentos para estimular a convivência e interação.
O desenho escalonado promove reentrâncias na face frontal e lateral do edifício, possibilitando micro climas amenos nas unidades habitacionais, aumentando umidade do ar, a ventilação e a iluminação natural. E envoltos por espécies nativas, os terraços preservam as vistas do Parque dos Manguezais e do mar, e celebram a abundância intrínseca à biodiversidade de Recife. A mesma vegetação se estabelece como base do edifício, mostrando uma implantação que dilui fronteiras com a cidade, o mangue e mar, em um térreo fluido, arborizado, e acessível para os atores urbanos, moradores, e usuários do edifício.
Adentrando nas unidades habitacionais, a diversidade de opções de plantas concebe os vários modos de morar sob uma mesma estrutura, evidenciando o caráter flexível e plural da criação. Assim, o projeto materializa os diálogos essenciais entre global e local, público e privado, construído e natural em todas as escalas do desenho. E expande seu impacto positivo para o entorno imediato, para a cidade e as pessoas que nela vivem, o COHAUT 002 evoca a gentileza urbana e a sustentabilidade em um projeto singular.